O papel do médico patologista no diagnóstico do câncer de rim

O médico patologista é o profissional que irá definir o diagnóstico dessa doença, incluindo o tipo de câncer e outras características utilizadas para definir o prognóstico e a conduta em cada caso. Dessa forma, é um grande aliado do oncologista na definição do melhor tratamento para cada paciente. As biópsias não são frequentemente realizadas para diagnóstico de tumores renais. Os exames de imagem geralmente fornecem informações suficientes para o médico decidir se a cirurgia é necessária. O diagnóstico é confirmado quando parte do rim removida é analisada pelo patologista.

Sabemos que nem todos os tipos de câncer comportam-se da mesma maneira, sendo também papel do médico patologista identificar padrões microscópicos associados à maior ou menor agressividade dos tumores. Dessa forma, pela análise realizada por este profissional pode-se prever melhor o comportamento de um câncer e, inclusive, optar por diferentes formas de tratamento.

No Laboratório Micro, contamos com uma equipe experiente, capacitada e dedicada a entregar um laudo preciso e com agilidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn